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Se você tem telefone analógico na sua empresa e não sabe se faz a “migração” para a telefonia fixa em Fibra ou para o PABX Virtual (em nuvem), ou , se está abrindo um novo negócio e quer a melhor solução em telefone fixo, está no lugar certo!
Primeiro, vamos falar sobre a tal da “Fibra Óptica”, que é um serviço de banda larga e que utiliza a fibra óptica (um fio microscópico de vidro ou plástico, que transmite dados através de luz). Isso permite conexão menos suscetível a “interferências externas”.
A principal operadora de telefonia do nosso país, vende essa migração da linha analógica para a fibra, com a condição de que você também adquira a internet dela (detalhe: na nossa região a internet da operadora é uma porcaria). Aqui, vamos relatar uma dor real que tivemos na nossa empresa, para você entender um pouco sobre como é bom colocar na balança, uma série de fatores importantes na contratação de qualquer prestação de serviços, inclusive para telefonia fixa da sua empresa.
Tínhamos 3 linhas telefônicas analógicas, sendo a principal, chamada de “tronco chave” e as adjacentes, que funcionavam em “modo cascata”, onde, ao receber uma ligação sua e ao mesmo tempo de outra empresa (2 ligações simultâneas), a nossa linha principal nunca ficava ocupada. Detalhe:
- Para cada serviço, era cobrado um valor à parte (identificador de chamadas, atendimento piloto, gravação de chamadas), além é claro, da mensalidade do plano.
Após mais de 15 anos de utilização dessas linhas, nos deparamos com um problema ocasionado pela operadora, logo em um feriado de carnaval. As nossas linhas pararam de funcionar por completo e aí começou uma saga que perdurou por mais de um ano e meio. Tínhamos investido em divulgação paga no Google ADS e outras mídias. Foi um período de caos total. Entramos com um processo no Juizado Especial Civel, e mesmo após ganhar a ação, a operadora voltou a causar mais problemas, dessa vez, exigindo que aceitássemos a migração das linhas analógicas para Fibra (mesmo que a nova proposta não atendesse os mesmos quesitos de funcionamento em cascata para o telefone principal nunca ficar ocupado, valores e a péssima internet deles na nossa região), foram várias tentativas de coação através de ligações e e-mails infinitos. Pois bem. Pensamos... Nossa!!! Não queremos passar por todo o degaste físico e emocional novamente, afinal, por estar enquadrada como microempresa, decidimos nos defender sem advogado, ingressando com a ação no JEC (ao pesquisar na internet, descobri que por Lei temos esse direito e eu mesma que sou sócia da empresa, ingressei com o processo contra a gigante que tinha uma equipe de advogados para rebater as minhas manifestações. Foi um desafio e tanto, que me trouxe muitas lições. Poderia pontuar por horas, cada situação passada com essa empresa que de “morta” não tem nada, afinal, uma empresa de capital aberto, listada em bolsa e que faturou em 2024 aproximadamente R$ 55 bilhões, e, eu, uma reles mortal, indo “pro pau” com uma turma de graduados com OAB e o escambau rsrs... agora dou risada, mas durante o período processual, superei uma série de desafios).
Tem um adendo, nesse relato que não posso deixar passar despercebido. Fizemos algumas buscas no Google, contatamos algumas outras empresas do ramo de PABX virtual para testarmos desde o atendimento telefônico, até envio de minuta contratual e tivemos várias surpresas negativas. Tem locais que colocam em contrato uma demora eterna para efetuar a portabilidade do número (10 a 30 dias – tem cabimento?), uma série de cláusulas descabidas (um dos “fornecedores” tem logo no início do contrato “A contratada adota o protocolo padrão SIP, conforme definido na RFC 3261, de modo a garantir a compatibilidade da solução com dispositivos padronizados disponíveis no mercado. No entanto, a contratada não assegura compatibilidade integral entre os dispositivos e todos os recursos disponibilizados pelo software”. Isso mesmo. Ela garante e depois não garante mais...kkk). Depois disso, recebemos contratos e outros documentos importantes sendo enviados por WhatsApp. Entendo que o WhatsApp, seja um facilitador na comunicação entre duas pessoas, principalmente no mundo dos negócios, porém para determinados assuntos, como por exemplo, o envio de documentos importantes como um contrato, o mais apropriado ainda é o e-mail.
Durante essas pesquisas para solucionar a nossa dor, surgiu um outro problema não menos importante e relacionado à área de T.I. Imediatamente, contatei um grande amigo, o Amauri, em quem tenho total confiança. O conheço há quase 20 anos e é uma pessoa para lá de competente e extraordinário. Nessa conversa, surgiu a oportunidade de relatar sobre o problema que estávamos enfrentando com a telefonia fixa. Vamos falar de coisas boas!!!
Foi quando, o Amauri, nos indicou, não apenas o solucionador da nossa dor, como também o nosso mais novo parceiro de negócios que é outorgado pela Anatel, para revendermos os serviços de PABX Virtual.
Logo pensamos... isso só pode ser o Universo trabalhando em nosso favor!!! Afinal, já estávamos exaustos com tantos protocolos abertos, atendentes com péssima dicção e interpretação de frases descabidas, fora as ligações que caíam após 5, 10, 15 minutos na linha (não duvido que você já tenha passado por isso também... rsrs), e, não menos importante, o longo processo que gerou uma série de aprendizados. Unimos o útil ao agradável, literalmente.
Além de contratar o PABX Virtual para a própria empresa, o Amauri também indicou algumas empresas que o pai dele tem, para contratar estes serviços, tendo sucesso em todas as contratações e serviços prestados com integridade. Bingo! Eles nos contataram (Amauri fez a ponte entre nós – detalhe: quando almoçamos, ele nunca deixa eu pagar a conta... rsrs) e foi aí que partimos para uma reunião online (gostamos do profissionalismo dos envolvidos, ao tirar nossas dúvidas – a reunião foi com o sócio da empresa e o gerente técnico de suporte à revendas, que por sinal é o filho do sono da empresa e um rapaz com um futuro promissor), depois, presencialmente para análise de solidez, análise de minuta contratual (para ver se tudo estava dentro de uma coerência, coisas de praxe), analisamos tudo isso, e, principalmente a índole das pessoas envolvidas (no meu conceito, o aperto de mão e o olhar nos olhos, respondem algumas questões importantes no mundo dos negócios. Apesar de ser uma mulher que está escrevendo esse relato, carrego comigo, um dos ensinamentos do meu pai. “Um Homem de palavra, deixava o fio do bigode como garantia de pagamento”, e, como não tenho bigode, a minha teoria é do aperto de mãos e do olho no olho, se é que você me entende).
Em seguida, fechamos o contrato com o nosso parceiro, pois ANTES de comercializar o produto aos nossos clientes que são leais à nossa empresa há quase 20 anos, não poderíamos deixar de testar e realmente ter SEGURANÇA no funcionamento (quem conhece o produto que vende, está fadado ao SUCESSO!). Foi o que ocorreu. Nas reuniões online com as empresas interessadas em telefonia fixa em nuvem, costumamos mostrar remotamente, o software que gerencia as ligações efetuadas e recebidas, que por sinal, é bem intuitivo. Esse é o primeiro ponto que nos chamou a atenção na aquisição do PABX Virtual. Ao efetuarmos a portabilidade do seu número (seja em qualquer operadora que esteja, pois, como a instalação é realizada remotamente, o serviço é atendido em quase todas as regiões do Brasil), e, além de receber e efetuar ligações, você tem disponível um software de gerenciamento de ligações (até aqui já atenderia a minha e acredito que a sua necessidade também), porém, tem mais pontos positivos para te contar. As ligações são gravadas e ficam em um banco de dados que você pode acessá-la quando quiser. Mas, a cereja do bolo, ainda não é essa e vamos compartilhar agora com você. Se você tem consultório, clínica, advocacia, MEI ou possui microempresa, quando você contrata o serviço de telefonia que é “fixa” naquela grande operadora, o atendimento só pode ser feito do local em que a sua empresa está, correto? Não há a possibilidade de você atender ou ligar, se não estiver na sua mesa ou dentro da sua empresa se tiver um telefone sem fio.
Com o PABX Virtual, você tem MOBILIDADE! Você pode atender ou efetuar as suas ligações de qualquer lugar, seja através do seu celular (isso mesmo! Criamos ramais para os celulares), do seu notebook com um headset USB e a opção de também ter o telefone com fio na sua mesa (para empresas ou profissionais que recebem o público, pode impressionar), tem advogados, por exemplo, que adquirem um telefone com tela para reuniões online), enfim, com o PABX Virtual você pode tem infinitas possibilidades, podendo fechar negócios do seu carro, da sua casa, da piscina, da praia, de onde estiver, desde que, é claro, tenha uma boa conexão de Internet e com a operadora que você desejar. Vamos supor que atualmente você tenha uma internet muito ruim que te deixa na mão na maior parte do seu tempo. O nosso parceiro pode auxiliá-lo nisso também, oferecendo outros planos que se adequem à sua região e à sua necessidade. E você que ainda planeja abrir a sua empresa, o caminho será mais curto ainda, não havendo a necessidade de fazer a portabilidade, pois, será contratado um número disponível para o seu novo negócio. Viu como falar de um modo simples é bem mais fácil de compreender sobre um assunto? Agora me fala, se há a necessidade de escrever com redundância e termos técnicos sobre telefonia em nuvem? Todas as empresas que eu havia testado, não foram capazes de explicar com clareza e simplicidade sobre esse produto que para mim é sensacional, afinal, o telefone só não vai funcionar se a sua internet for péssima e para isso há solução, e, vamos ser bem realistas. Hoje em dia, é inimaginável a falta de internet para a população (exceto em regiões remotas e de difícil acesso).
Para finalizar, fico muito feliz em compartilhar um pouco da nossa vivência com a telefonia fixa (agora a nossa é praticamente móvel com número fixo) e lembrar a você que seja qual for a situação que você esteja passando, para tudo há uma saída e devemos estar atentos às oportunidades que se apresentam nas nossas vidas. Aqui, eu relatei uma, das várias dores que já passamos, e que no fim de tudo se transformou em algo tão positivo e benéfico para nós e para as pessoas que temos o prazer de servir e que também, essa hora chegou para você. Já ouviu falar no ditado “Cavalo selado se monta???”
Então o que você está esperando? Venha fazer parte da família EZ SERV, juntamente com o nosso parceiro de negócios outorgado pela Anatel, que tem muita competência e uma energia para lá de boa!!!
Sucesso a todos que investiram o seu tempo nessa leitura!
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