Outubro Rosa - Saiba quem criou esta causa
  • Home
  • Blog
  • Outubro Rosa - Saiba quem criou esta causa

Outubro Rosa - Saiba quem criou esta causa

04 Outubro 2021

Tempo aproximado de leitura: 2 minutos

A adesão na aquisição de camisetas personalizadas para o mês dedicado na Prevenção do Câncer de Mama tem aumentado cada vez mais. Muitas mulheres optam por comprar a camiseta outubro rosa e colocar o laço com um alfinete no mês da campanha e depois utilizar a camiseta no dia a dia, outras optam em comprar a camiseta personalizada outubro rosa com a foto do laço estampada na mesma. Junto com a campanha, fica a pergunta que não quer calar. Quem foi o criador(a) dessa ideia que vem salvando vidas em todos os cantos do mundo?

Quem criou o Outubro Rosa?

O movimento foi criado pela Organização Sem Fins Lucrativos Susan G. Komen for The Cure e originalmente The Susan G. Komen Breast Cancer Fundation, muitas vezes referida somente como Komen, foi fundada por Nancy Brinker em 1.982 (Dallas, Texas, E.U.A), sendo a maior e a mais bem financiada organização contra o câncer de mama nos Estados Unidos.

Susan G. Komen (irmã de Nancy Brinker) morreu de câncer de mama em 1.980 aos 36 anos de idade. Brinker prometeu para a sua irmã que ajudaria outras pessoas a lutarem contra a doença. Ao contrário de sua irmã, Brinker é uma sobrevivente do câncer de mama e sempre usou da sua experiência para aumentar a compreensão da doença, falando publicamente sobre a importância dos direitos dos pacientes e dos avanços médicos na pesquisa e tratamento da doença.

Embaixadora da Boa Vontade da OMS para o Controle do Câncer em 2.008 e autora do Best-Seller do New York Times “Promise Me – How a sister’s love”, promoveu uma coalizão de relacionamentos dentro da comunidade empresarial, governo e setores de voluntariado nos Estados Unidos. Em 2008 foi incluída entre as 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time. Em 12 de agosto de 2.009, o Presidente Barack Obama homenageou Brinker com a Medalha Presencial da Liberdade, sendo a maior homenagem civil da nação.

 

Temos uma série de títulos e honrarias que foram dedicados a esta guerreira, dedicada a uma causa mundial e que tem sido aderida não só por mulheres, mas por todas as pessoas conscientes e agregadoras que buscam contribuir de alguma maneira no combate à doença e ao sofrimento gerado pelo tratamento.

Laço Outubro Rosa como começou?

Tudo começou pela Organização Susan G. Komen que distribuiu aos participantes da Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Após o evento, mais cidades norte-americanas passaram a promover a conscientização, com foco na prevenção e no diagnóstico da doença, chamando a atenção por meio de iluminação e decoração temática de prédios e monumentos públicos. A campanha se espalhou pelo mundo, inclusive sendo aderida pelo mundo da moda. No Brasil a primeira ação neste sentido foi a iluminação do Obelisco do Ibirapuera em 2.002. A partir de 2.008, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro passou a ser iluminado, tornando-se símbolo na divulgação internacional quando se trata de Campanha do Outubro Rosa pelo mundo.

Lembre-se sempre que a beleza começa do autocuidado. O nosso corpo é o nosso templo, portanto, cuide-se, ame-se, toque-se. O autoexame salva vidas!

Endereço

Rua General Bagnuolo, 638
Quinta da Paineira - 03152-130
(Próximo a Padaria CEPAM da Vila Prudente)

Horário de Atendimento

Segunda à Quinta: 08:00h às 18:00h
Sexta: 08:00h às 17:00h

Redes Sociais

CNPJ.: 09.325.612/0001-29
I.E.: 146.481.340.111
0
Compart.

Gostou do nosso blog?

Compartilhe o nosso conteúdo!