Como dobrar camisetas?

Tempo aproximado de leitura: 7 minutos

 

Existem uma série de técnicas que são utilizadas para dobrar camiseta ou dobrar camisa social e até mesmo uma calça jeans. Muitos não imaginam o quanto a organização de gavetas e do guarda-roupas, reflete diretamente em como você lida consigo mesmo e em como está a sua vida atualmente. Leia esse artigo até o fim e verá que caso ainda não tenha a organização inserida na sua rotina, talvez este seja o momento em criar este hábito, transformando completamente a sua vida de maneira positiva em todos os sentidos.

Como dobrar camiseta?

 

1) Estenda a camiseta virada para baixo em uma superfície plana. Encontre um lugar em uma mesa, sua cama, ou outra área em que você tenha espaço suficiente para trabalhar. Estenda a blusa e vire-a para que o lado da frente fique para baixo. Caso sua camiseta tenha uma estampa, como muitas têm, deixe-a virada para baixo. Dobre todas as suas camisetas da mesma forma para que elas fiquem iguais, mesmo que não tenham estampas.

Alise o tecido para remover os amassados. Puxe as mangas para que o tecido delas não fique amontoado. Faça isso também na gola e bainha para que a peça fique o mais plana possível na superfície de dobra. Passe a camiseta antes de dobrá-la se encontrar algum vinco.

Dica: Quaisquer amassados que ficarem na peça se tornarão mais marcados enquanto ela ficar guardada. Cuidar delas agora previne problemas quando você estiver com pressa.

2) Dobre as laterais da camiseta em terços para trazer as mangas para dentro. Trabalhe em um lado da peça de cada vez, pegando a bainha e o ombro. Dobre a camiseta por cima dela mesma, largue a manga junto a ela, e alise até que fique plana. Então, dobre o outro lado da mesma forma.

  • Você não precisa fazer nada em mangas curtas antes de fazer essa dobra, apenas deixe-as em cima do resto da blusa. Elas ficarão dentro da blusa quando você terminar de dobrar.

3) Dobre as mangas de volta para dentro se elas não ficarem direitinho no tecido. Caso você esteja dobrando uma camisa com mangas um pouco mais longas que o normal, estenda cada manga individualmente. Depois de dobrar a blusa para dentro, estique a manga no centro da peça, e então dobre-a de volta na sua direção, puxando-a para baixo para que fique em cima da blusa.

  • Quando você dobra as mangas dessa forma, elas formam triângulos que ficam dentro da blusa. Caso elas fiquem para fora, você não conseguirá dobrar o resto da peça direito.

4) Dobre a camiseta ao meio de baixo para cima. O restante da blusa deve ser muito mais fácil de dobrar do que as mangas. Tudo o que você tem de fazer é levantar a bainha da camisa, segurar com as duas mãos, e levá-la até a gola.

  • A camiseta deve parecer um retângulo curto com a bainha em cima depois que você terminar a dobra. As mangas devem ficar dentro do tecido.

5) Repita a dobra ao meio para reduzir o tamanho. Pegue a nova borda inferior criada pela dobra anterior e leve-a para cima novamente. Depois de dobrar a peça ao meio, você ficará com um pequeno quadrado de tecido que é fácil de guardar em uma gaveta ou compartimento. Caso sua camiseta tenha uma estampa, essa dobra final levará a imagem para cima de novo.

  • Para guardar blusas dobradas dessa forma, deixe-as em pé dentro de uma gaveta ou compartimento como se fossem arquivos. Dessa forma, você pode ver as estampas e escolher facilmente a peça que precisa.

Como dobrar camisas sociais?

1) Estenda a camisa virada para baixo em uma superfície plana. Escolha uma superfície com espaço suficiente nela, como uma mesa, e vire a peça para que o lado da frente fique virado para baixo. Comece espalhando a blusa o máximo que conseguir. Puxe ambas as mangas para fora e puxe a bainha e a gola para que fiquem planas na mesa.

  • Caso sua camisa tenha algum detalhe ou estampa na frente, deixe-os virados para baixo por enquanto. Eles ficarão visíveis novamente quando você terminar de dobrar.

2) Alise os franzidos ou vincos na peça. Deixe o tecido plano pressionando-o com suas mãos. 

  • Quaisquer vincos que você deixar, ficarão mais marcados depois que você dobrar a blusa. Além disso, se o tecido ficar acumulado, você não terá o melhor resultado.

3) Dobre o lado direito mais ou menos um terço para dentro da peça. Imagine uma linha vertical indo do ombro mais próximo até a bainha, pegue a blusa pelos dois pontos, e dobre-a na linha que você imaginou. Deixe a manga cruzada horizontalmente pela camisa.

  • Estique a manga para que ela fique alinhada com a outra manga. Quando você terminar, mais ou menos um terço da frente da peça deve ficar visível.

4) Faça uma dobra diagonal para a direita na manga. Pegue as duas pontas da manga para movê-la de volta em direção à borda da blusa, alinhando-a o mais uniformemente possível com a borda. Então, puxe a manga para o mais perto possível da bainha antes de pressioná-la. Mangas longas normalmente alcançam a bainha depois dessa dobra. Caso sua camisa tenha mangas mais curtas, use a mesma dobra, mas não se preocupe se o final dela não chegar na bainha da peça.

Outra opção é dobrar a manga lateralmente para formar uma pilha de tecido em cima da blusa. Dobre a manga ao meio para a direita, e então dobre-a novamente para a esquerda. A borda da segunda dobra se alinhará com a borda esquerda da camisa.

5) Repita as dobras no lado esquerdo da peça. Trabalhe no outro lado movendo a manga para a direita. Dobre o lado esquerdo um terço para dentro da camisa, então dobre a manga para baixo na diagonal para deixá-la no lugar. Alinhe-a com a borda esquerda da peça o máximo que for possível. Quando terminar, confira se os lados ficaram uniformes.

  • A manga esquerda se sobreporá um pouco à manga direita. Essa parte é normal e necessária para deixar as mangas fora do caminho enquanto você dobra o resto da camisa.

6) Faça uma pequena dobra para "guardar" a cauda da blusa se ela tiver. Caso sua camisa social tenha um pouco de tecido extra na bainha, dobre o excesso do comprimento por cima das mangas. Faça a dobra bem na bainha para que fique uniforme. Essas dobras são pequenas, mas fazem sua peça ficar muito melhor e a protegem de vincos enquanto estiver dobrada.

Caso sua camisa não tenha cauda, pule essa dobra. Ao invés disso, comece a dobrá-la ao meio para que fique pequena o suficiente para guardá-la facilmente em uma prateleira ou mala.

7) Leve a borda dobrada da peça até a gola. Dobre a blusa ao meio para reduzir o tamanho dela. Posicione a bainha da camisa logo abaixo da gola, alisando-a para remover qualquer vinco que possa ter ficado no tecido. Isso resultará em um retângulo de tecido que é fácil de guardar em uma prateleira ou compartimento. A blusa deve ficar compacta e sem amassados antes de você guardá-la.

Mova a parte de baixo para cima com cuidado para que as mangas não saiam do lugar. Quando terminar, elas ficarão para dentro do tecido ao invés de penduradas para fora.

Dicas importantes que podem fazer a diferença:

  • Você poderia usar um modelo retangular de papelão para deixar todas as suas dobras iguais. Por exemplo, coloque a blusa em uma revista, então dobre o tecido para dentro em direção às bordas da revista.
  • Use um ciclo de "ferro de passar" para prevenir vincos e amassados quando usar uma máquina com secadora. Essa configuração esfria as roupas enquanto roda no tambor.
  • Sempre engome e passe suas camisas para prevenir que elas se amarrotem quando você as dobrar!
  • Peças bem dobradas viajam melhor e precisam de menos retoques quando você as tira da mala. Uma boa dobra é útil, por exemplo, se você colocar uma camisa social na mala antes de pegar a estrada.

O Feng Shui explica que bagunça em armários e gavetas é “sinal de problema” e a maneira como organizamos ou deixamos de organizar a nossa casa e o nosso ambiente de trabalho é o reflexo de como está a nossa vida. Se você tem dificuldade em organizar roupas, seu armário, sua mesa, sua bolsa, você tem dificuldades de organizar a sua vida. Tudo no Universo é energia e informação e, quanto mais, acumulamos coisas, acumulamos energia. Quanto mais organizamos as coisas, permitimos que a energia flua! Para causar uma transformação que realmente impacte, comece arrumando o seu armário! Faça disso um hábito, tudo o que for desnecessário para você, doe ou venda, mas, não mantenha armazenado. Ao fazer isso, você liberará espaço em sua vida e permitirá que tudo entre em fluxo, que a ordem prevaleça e que seus resultados sejam magnificamente incríveis!

Quanto mais expandir, abandonará hábitos que drenam a sua energia e com certeza a desorganização e o descaso com as suas próprias coisas é um deles.

Respeite o seu espaço, pois, ele é uma extensão do que você é internamente.

 

Endereço

Rua General Bagnuolo, 638
Quinta da Paineira - 03152-130
(Próximo a Padaria CEPAM da Vila Prudente)

Horário de Atendimento

Segunda à Quinta: 08:00h às 18:00h
Sexta: 08:00h às 17:00h

Redes Sociais

CNPJ.: 09.325.612/0001-29
I.E.: 146.481.340.111
0
Compart.

Gostou do nosso blog?

Compartilhe o nosso conteúdo!